Você sabia?
05 de Dezembro de 2017
Você sabia que muita desorganização pode atrapalhar o funcionamento do cérebro? Segundo especialistas, viver em meio à bagunça gera estresse, o que interfere diretamente no bem-estar e na qualidade de vida.
De acordo com Leandro Teles, neurologista e membro da Academia Brasileira de Neurologia, o cérebro funciona melhor em ambientes organizados, pois permite que ele execute tarefas de forma automatizada, uma vez que ele é capaz de reconhecer padrões - e é esta familiaridade que facilita as tomadas rápidas de decisão. Quando as coisas estão misturadas e você gasta tempo procurando por elas, o cérebro precisa trabalhar mais para executar tarefas simples, afetando a performance. Ele fica cansado e há queda de rendimento em atividades que exigem energia e atenção.
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, sugere que além dessa perda de agilidade no raciocínio, o excesso de estímulo visual atrapalha a nossa capacidade de prestar atenção em uma atividade só. A bagunça limita a capacidade do nosso cérebro de processar informações e guardá-las na memória. Essa relação entre ambiente e concentração serve tanto para a vida pessoal como para a profissional, diminuindo a produtividade.
Como uma forma de rebater essa tendência moderna de acúmulo e consumo excessivo, um novo movimento está surgindo: do minimalismo. O objetivo do minimalismo é passar menos tempo no mundo material das “coisas”, a fim de dedicar mais tempo, energia e esforço ao intangível – cultivando relacionamentos significativos, criando memórias, sendo criativos. Mas mesmo que você não seja adepto do minimalismo, existem formas de melhorar a organização dos seus espaços, e consequentemente a sua qualidade de vida. Mostramos para você algumas dicas:
1. Pense no uso e não na categoria.
No lugar de organizar os objetos por tipo, pense na usabilidade. Por exemplo, na despensa, em vez de arrumar os alimentos por categoria – tipo farinhas, molhos e condimentos – arrume por refeição, agrupando todos os artigos que usa no café da manhã, no almoço, nos lanches e no jantar. No armário arrume as roupas por grupos, como academia, roupas de trabalho, etc, e não por categoria (calças, saias, camisas).
2. Trate o excesso de forma inteligente.
Você separou uma caixa para guardar seus acessórios, mas ela não é mais suficiente para guardar tudo. Então a solução seria comprar outra caixa para deixar tudo organizado, certo? Errado! Para manter as coisas em ordem, se desfaça do que menos gosta ou usa para que os novos ocupem o seu lugar. Isso vale para brinquedos, louças, roupa de cama e mesa e tudo mais! Quer manter tudo? Contrate um self storage e guarde de forma organizada seus pertecences.
3. Gaste 30 segundos a mais por dia e evite arrumações longas.
Se todos os dias ao chegar em casa ou no trabalho você colocar os papéis no lugar, as compras na despensa, as notas no lugar certo e o lixo no lixo, você evita de que essas pequenas bagunças se acumulem e virem um grande amontoado de coisas.
4. Listas.
Faça listas! Isso ajuda a liberar espaço mental, e lhe dá um senso maior de prioridade. Dessa forma fica mais fácil compreender o que deve ser feito primeiro, o que deve ser guardado, o que já pode ser descartado, e assim por diante. Sem falar que riscar listas é um prazer enorme!
5. Tenha lugares pré-definidos para suas coisas.
Isso ajuda e muito a não perder tempo tentando encontrar objetos. Estabeleça lugares certos para guardar seus pertences, e faça o esforço de sempre colocá-los no mesmo lugar depois de usados.