
Produtividade com GTD
12 de Novembro de 2018
Nem sempre é fácil arranjar tempo para uma boa administração das nossas coisas, sejam elas em casa ou no trabalho. David Allen é o homem por trás de um dos livros sobre produtividade mais populares do mundo inteiro, traduzido no brasil como “A Arte de Fazer Acontecer”, e é onde ele detalha sua metodologia para menos stress na hora de ser produtivo.
Você está se perguntando o que é o método Getting Things Done (GTD)? Em resumo, ele consiste basicamente em 5 etapas: capturar, esclarecer, organizar, refletir e engajar. Confira cada uma das etapas e como você pode aplicá-las na sua vida:
CAPTURAR: A primeira etapa consiste em tirar tudo que você lembra que precisa fazer da cabeça e colocar em um bloco de notas, agenda ou até uma gravação de voz.
ESCLARECER: Esta é a etapa em que você precisa analisar com atenção cada uma das coisas que capturou, e elencar as ações. A tarefa tem como ser feita? Se não, descarte, "deixe de molho" ou arquive como referência. Se a tarefa pode ser executada, decida a próxima ação. Se demora menos de dois minutos, faça agora! Se não, delegue a tarefa ou coloque-a na lista de "fazer quando puder".
ORGANIZAR: Tenha essas organizações sempre disponíveis para consulta periódica. Coloque lembretes nas listas ou organize-as de acordo com seus contextos, como "ligações a fazer", "e-mails a serem enviados", etc. Isso facilita na hora de ver o que você precisa fazer a seguir.
REFLETIR: Você precisa revisar sua lista periodicamente, para saber qual a próxima ação a ser executada. Atualize e limpe suas listas semanalmente, reavalie prioridades, acrescenta novas obrigações e confira o que foi delegado.
ENGAJAR: Execute suas tarefas! Conforme o que está nas suas listas, você pode focar na tarefa atual, sem se preocupar com o que vem a seguir. Mentalize que o que você está fazendo naquele momento é o mais importante.
Fontes: https://bit.ly/2G4Qn0g / https://bit.ly/2Dfp8yG