
Os 5 principais tipos de estoque
25 de Julho de 2019
Se engana quem pensa que estoque é tudo igual! Existem diferentes tipos, e é importante organizar as necessidades da sua empresa pra entender qual ou quais deles são mais importantes pra fazer tudo funcionar. Confira os 5 estoques mais comuns:
1. Estoque de Antecipação: Este tipo de estoque é pensado pra nivelar possíveis oscilações na demanda, entrega ou produção. Geralmente é associado à sazonalidade, no caso de uma demanda aumentar em alguma época (de maneira já esperada), ou à instabilidade de fornecimento, comum no ramo alimentício por conta das safras.
2. Estoque Regulador: Também é conhecido como estoque de segurança. Em empresas com diversas filiais, uma das unidades mantém um estoque maior pra suprir eventuais necessidades das outras.
3. Estoque de Proteção: Parecido com o regulador, mas funciona de forma independente. É uma garantia pra empresa não correr o risco de ser “pega de surpresa” e ficar desabastecida.
4. Estoque Consignado: Neste tipo de estoque, a propriedade dos itens continua sendo do fabricante, embora a guarda seja estipulada por meio de acordo. É muito útil no caso de demandas incertas.
5. Estoque Inativo: Consiste nos itens que estão obsoletos ou não tiveram saídas recentes.
Há muitas outras variações que determinam o tamanho do estoque, a capacidade de armazenamento, onde os produtos ou insumos se encontram e por aí vai! O importante é entender como o estoque pode ser uma solução e não um problema na sua empresa. Lembrando que, desde que os produtos não sejam perecíveis, ilegais ou inflamáveis, você pode contar com um self storage como parceiro pra guardar o seu estoque em segurança, com praticidade e fácil acesso!