
O que é urbanismo e por que é importante?
18 de Janeiro de 2019
O que acessibilidade, tráfego, uso de espaços públicos e violência urbana têm em comum? Todos estes fatores são problemas comuns em cidades mal planejadas. E é esse o papel do urbanismo: entender e projetar as cidades pra deixá-las convidativas, criando condições próprias pra vida de todos.
Muitas das grandes cidades de hoje em dia não tiveram um planejamento em sua origem. Por isso, o crescimento delas não ocorreu de forma ordenada, mas em um descontrole que desencadeou o cenário quase caótico que vemos hoje. Esta pode ser a origem do sentimento de sufocamento que as metrópoles às vezes nos causam: tudo cresceu tão rápido que, de fato, estamos “esmagados”.
Algumas cidades mais desenvolvidas e focadas no turismo já passaram a valorizar mais o urbanismo e investir pesado em melhorias neste sentido. Mas enquanto esta não é nossa realidade, a sensação claustrofóbica pode ser resolvida ou, pelo menos, reduzida se cada um tiver pequenas atitudes como:
• Conhecer e valorizar o comércio e as atrações do seu bairro, onde você pode ir sem carro;
• Frequentar os parques e outros espaços públicos da sua cidade: quanto mais gente for nestes lugares, mais seguro eles vão ficar e mais atenção vão ganhar das autoridades locais;
• Valorizar e respeitar o pedestre;
• Usar a bicicleta ou o transporte coletivo sempre que possível;
• Preservar locais históricos;
• Ficar atento a eventos culturais na cidade.
Acima de qualquer coisa, precisamos entender que a cidade é nossa e que tudo que é público deve ser cuidado e aproveitado como se fosse nossa própria casa! Pensando assim, nosso espaço aumenta, né?