
Como organizar um Bullet Journal
30 de Abril de 2018
Você já conhece o Bullet Journal? Ele é um método de organização pessoal que vem se tornando febre entre quem não abre mão de escrever em uma agenda. Com o intuito de “acompanhar o passado, organizar o presente e planejar o futuro“, ele pode ser criado a partir de qualquer caderno que você tem em casa, porque é organizado por você, do seu jeito! Mas para que o Bullet Journal pode ser usado? Bom, ele pode ser usado para:
- Planejar: planeje seu mês, semana ou apenas o dia. Ou vá mais longe e planeje seus projetos e planos futuros!
- Organizar: liste tudo que for informação interessante, como dados importantes, checklists e outros.
- Registrar: registre e controle os seus gastos, suas atividades.
E como montar? Comece pelo índice. A ideia é que as duas ou três primeiras páginas tragam um índice fácil de entender, que vai sendo construído a medida que for necessário. Aliás, uma dica é não numerar todas as páginas de uma só vez – vá numerando à medida que for adicionando conteúdo. Assim ele fica fluido e fácil de entender, seguindo a sua linha de pensamento. Em seguida, crie o log do mês. Mas o que é isso? O log é uma página para o mês vigente. Insira os números dos dias e as iniciais dos dias da semana ao lado dos números como se fosse uma agenda. Na página ao lado, crie uma lista com todas as tarefas que precisa fazer no mês. A ideia é ter uma visão geral de tudo que vai acontecer. A chave aqui é ser de fácil visualização. Em seguida, crie o log do dia. comece inserindo os dias do mês em questão. Você pode ir fazendo dia a dia ou simplesmente criar 2 a 3 dias por página para todo o mês um a um, e a inserir as informações relacionadas a cada dia específico. Acabada essa parte, crie o log do futuro. Ele vai se referir aos meses por vir, e aqui você vai redistribuir as atividades e se planejar a medida que for necessário. Pronto, você tem seu Bullet Journal! Outras seções que podem ser bacanas de acrescentar são:
- Controle de hábitos
- Lista de objetivos
- Livros lidos / livros para ler
- Filmes vistos / filmes para ver
- Séries vistas / séries para ver
- Finanças - o que foi gasto e o que foi recebido
Agora é só se programar! Mas cuidado: seu Bullet Journal não pode virar apenas uma lista de desejos! Ele deve refletir planos, e ser uma ferramenta para isso. Happy planning!
Fonte: https://vidaorganizada.com/2016/04/11/como-fazer-bullet-journal/